Artigo original do Dr. Emmanuel Stamatakis, publicado em The Conversation. Tradução de NetDoctor.

Alguns de nós gosta de passear deteniéndonos a sentir o cheiro das rosas, enquanto outros caminham marchando ao seu destino com a máxima velocidade que seus pés lhes permitem. Um novo estudo mostra que aqueles que relatam andar mais rápido têm menores riscos de morte prematura.

Senhor maior andando a passo rápido com bastões

Bom, não necessita de os bastões, mas é melhor se aceleras o ritmo

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Investigamos a pouco mais de 50.000 andarines de mais de 30 anos, residentes na Inglaterra. Recolhemos dados que incluíam a que velocidade acreditavam que se afastavam e seus parâmetros clínicos. (Também asseguramos que os resultados não se deviam a problemas de saúde ou a outros hábitos, como fumar.)

Os achados mostraram que qualquer ritmo acima de “devagar” reduz o risco de doença cardíaca ou derrame. Se comparábamos com quem andou lento, que faziam a velocidade média do estudo tinham um risco 20% menor de morte prematura por qualquer causa, e um risco 24% menor de morte por infarto ou avc.

Os que relataram a andar a passo rápido ou leve mostraram um risco 24% menor de morte por qualquer causa e 21% menor por causas cardiovasculares.

Encontramos, também, que os benefícios de andar rápido, eram mais evidentes nos grupos de mais idade. Por exemplo, os andarines de 60 anos ou mais de idade que andavam ao passo média tiveram um risco 46% menor de morte por causas cardiovasculares, e os que faziam a passo leve, 53% de redução. Comparados com os de passo lento, os passo-leve entre os 45 e os 59 anos tinham um risco 36% menor de morte por qualquer causa.

Nos grupos de mais idade (mas não na amostra completa, nem nos grupos mais jovens), encontramos uma relação linear entre a redução dos riscos e da velocidade de marcha.

O que significa tudo isso

Os resultados sugerem que andar a um ritmo médio, rápido ou leve pode ser benéfica para a saúde a longo prazo e para a longevidade, comparados com o andar lentamente, e particularmente entre as pessoas de mais idade.

Os pés de uma pessoa na escala

O que para uns é andar rápido, pera os outros, pode ser a passo de tartaruga

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Mas há que ter em conta que o nosso estudo foi observacional, e não tivemos o controle de todos os aspectos possíveis, susceptíveis de influenciar a saúde, o que nos teria permitido estabelecer categoricamente que a causa foi andando rápido. Por exemplo, poderia dar-se o caso de que as pessoas menos saudáveis do estudo reportaran um ritmo lento, como resultado de sua má saúde, e que acabaram por falecer pela mesma razão.

Para minimizar as possibilidades de esta causalidade invertida, excluímos todos os cardiópatas, haviam sofrido um acidente vascular cerebral ou tiveram câncer no início do estudo, além dos falecidos nos primeiros dois anos de seguimento.

Outro ponto importante é que eram os participantes que, informado da velocidade de marcha, o que introduz um factor de subjetividade. Não há um padrão estabelecido sobre o que significam “lento”, “médio” ou “rápido” em termos de velocidade. O que uma pessoa sedentária, de 70 anos, e em má forma, percebe-se como rápido é muito diferente do que entende como tal outro, saudável, de 45 anos, e em forma.

Por esta razão, nosso estudo pode ser interpretado como relativo à velocidade de marcha de cada qual, em função de sua própria capacidade física. Isto é, quanto maior é o esforço físico realizado, maior é o benefício.

Para a população relativamente saudável, e de meia-idade, uma velocidade entre 6 e 7,5 quilômetros por hora significa “rápido” e, de mantê-la, a maioria das pessoas terá uma ligeira falta de ar. Um ritmo de caminhada de 100 passos por minuto é considerado uma atividade física de moderada intensidade.

Sabemos que caminhar é uma atividade excelente para a saúde, para o alcance da imensa maioria, de todas as idades. Nossos achados mostram que vale a pena acelerar nosso ritmo de caminhada e converter andar em um exercício.

Deixando de lado os benefícios para a saúde, andar rápido, permite-nos chegar mais cedo e nos dá mais tempo livre para outras atividades que façam especiais a nossa rotina, como passar mais tempo com os entes queridos ou lendo um bom livro.