Distúrbios do sono: a melatonina serve de alguma coisa?

Os distúrbios do sono afetam cerca de uma em cada cinco pessoas, pelo menos nos EUA. Falamos de um distúrbio do sono quando uma menor qualidade do padrão do sono leva a uma alteração na sua função ou a uma sonolência excessiva diurna. Embora você pode acompanhar outras doenças médicas ou psiquiátricas, em muitos casos, os distúrbios do sono existem na ausência de outras alterações e são considerados distúrbios primários. O mais comum é a insônia. Quando se associam com outras doenças falamos de distúrbios secundários. Outra categoria de transtornos do sono nasce da restrição do sono: sono inadequado pode dever-se aos horários de trabalho e estilos de vida impostos (ou adotados voluntariamente) como as viagens de avião ou os turnos de trabalho.

Em resumo

Este estudo questiona a validade da melatonina para o jet-lag e outros distúrbios do sono

Os distúrbios do sono representam um problema importante, pois afetam negativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem, a segurança, a produtividade e a utilização dos serviços de saúde.

O manejo atual dos distúrbios do sono depende do tipo e da causa do distúrbio. Em primeiro lugar, eles costumam aconselhar chamadas medidas de higiene do sono, como rotinas diárias, ambiente de quarto tranquilo e agradável, evitar o álcool e o café, praticar exercício físico, etc., são usados medicinas alternativas e complementares e, mais recentemente, tornou-se popularizado o uso da melatonina, um hormônio produzido por uma parte do cérebro chamada glândula pineal, e que tem parceria com o ritmo circadiano (cíclico) do organismo.

Os autores destes trabalhos (segurança e Eficácia da melatonina exógena para os distúrbios do sono primários, secundários e doenças que acompanham a restrição do sono: uma meta-análise) realizaram uma revisão em profundidade a eficácia e a segurança da melatonina no tratamento de distúrbios do sono primários, secundários e acompanhados de restrições do sono, como o chamado jet lag e os distúrbios produzidos pelos turnos de trabalho.

Depois de analisar dezenas de ensaios clínicos e trabalhos de investigação sobre este tema, os pesquisadores concluem que não existem evidências de que a melatonina seja eficaz para tratar a maioria dos distúrbios do sono primários ou secundários, ou dos distúrbios acompanhados de restrição do sono, como o jet lag ou os distúrbios produzidos pelos turnos de trabalho.

Foram encontrados alguns indícios que sugerem que a melatonina é eficaz para o tratamento do chamado síndrome da fase do sono atrasada (dificuldades para dormir e para acordar às horas desejadas) a curto prazo. Por último, observaram que a melatonina é segura quando se usa a curto prazo.

Sem sono: para continuar a contar carneiros…!

The efficacy and safety of exogenous melatonin for primary sleep disorders. A meta-analysis. Nina Buscemi, Ben Vandermeer, Nicola Hooton, Rena Novas Tecnologia, Lisa Tjosvold, Lisa Hartling, Glen Baker, Terry P. Klassen, Sunita Vohra. Journal of General Internal Medicine 2005; 20: 1151-1158 e Efficacy and safety of exogenous melatonin for secondary sleep disorders and sleep disorders accompanying sleep restriction: a meta-analysis,mesmos autores, British Medical Journal, 2006: 332; 385-393.