Da próxima vez que tiver vontade de criticar, de colocar a cara feia para um colega de trabalho ou olhar aviesamente àquela que atrasa a fila porque se põe a conversar, pense nisto: estas pequenas mesquinhez influenciam sua saúde… para o mal.

Voluntária em um hospital

E vice-versa. A partir adicione anos à sua vida. Além disso, é muito útil e ajuda-nos a detectar os momentos em que lhe daríamos um soco na parede, ou em que nos abalanzamos ansiosos sobre a comida por efeito do stress. Aqui vão nove pequenos atos de bondade que irão melhorar a sua saúde física e mental.


1. Quando você é bom, o estresse não te afeta tanto


Demonstrar o seu afeto a alguém –especialmente para alguém que quiser– você pode proteger seu sistema nervoso contra a ansiedade da vida cotidiana. Em 2007, o Dr. Latido Floyd, da Universidade Estadual do Arizona, mediu a quantidade de cortisol (hormônio do estresse), que segregaban 15 homens e 15 mulheres, depois de ter sido expostos a situações de estresse.


Após essa parte desagradável, pediu-se a alguns participantes que escrevessem cartas para alguém que quiserem, com as razões por que eles queriam. A saliva desses participantes mostrava claramente baixos níveis de cortisol, em frente à saliva de quem não manifestaram carinho.


A conclusão do pesquisador foi a de que o simples ato de dizer a alguém que você o ama, se torna mais resistente a um desconforto, frustração e mal-estar físico.


2. Se você é mais simpático, se acuestas mais feliz


Uma equipe de psicólogos, liderados pela Dra Emily Ansell, da Universidade de Yale, enviou pesquisas diárias a um grupo de adultos entre 18 e 44 anos. Durante duas semanas, os participantes contavam quantas situações de estresse tinham tido (no trabalho, problemas familiares ou frustrações pessoais, por questões de saúde…), quantas vezes haviam sido boa, e se, em conjunto, seu humor era bom ou ruim.

Mulher na cama sem dormir

Quanto mais ajudar outras pessoas durante o dia, mesmo em situações tão simples como segurar a porta, menor era o seu stress a última hora e, em geral, mais felizes se sentiam.


3. Ser bom = ficar doente com menos frequência


Vários estudos sugerem que os que dedicam mais tempo a ajudar desinteressadamente os outros têm índices mais baixos de inflamação na corrente sanguínea, além de ser mais resistente contra as infecções.


Esta inflamação está ligada a uma série de doenças, incluindo câncer e diabetes. Reduz seus riscos tirando tudo de bom que há em ti.


4. Seu colesterol baixo quando você é mais considerado…


Os pesquisadores do Arizona acima descobriram, com outro estudo, que a mesma tarefa de escrever algo de bom que aparece no ponto 1 (não só a sua metade da laranja, incluímos também a amigos ou a família) reduz o colesterol “ruim” em estudantes universitários.


5. … Mesmo que a sua pressão arterial


Baixa a sua pressão arterial esquecendo essa posição espiritual que ainda sente rancor contra alguém. É um pequeno desafio, desde logo, mas muito, muito gratificante. Este simples acto foi diretamente relacionado com a redução da pressão arterial. Seja um pequeno rifirrafe com qualquer amigo, uma velha contenda familiar ou problemas constantes com um colega de trabalho… Tenta deixá-lo ir, para o bem de seu coração.

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6. A dor diminui


Ser compreensivo com você mesmo pode ajudá-lo a superar o seu limite de sofrimento ou dor física.

Mulher aplicar-se uma bolsa de água quente

Em 2011, mais de 100 pacientes com dores crônicas foram tratados por psicólogos sobre a gravidade de sua condição em relação à aceitação de sua situação. Os que demonstravam uma atitude mais gentil consigo mesmos, não culpándose ou não enfadándose por não se encontrar melhor, estavam menos incapazes, por sua própria angústia que os que arremetían contra os seus próprios males e não se davam nem um pouco.


7. Ser gentil te torna mais atraente


Em um estudo realizado pelo Dr. Yan Zhang, da Universidade de Ciência e Tecnologia de huazhong, ltd., na China, foi pedido a um grupo de homens e mulheres que juzgasen o apelo de 60 fotos inexpresivas de mulheres. Os participantes acharam muito mais bonitas as mulheres que os pesquisadores investían com boas qualidades, como ser “legal” ou honesto, que catalogaban como hostis ou desagradáveis.


Isso não quer dizer que você tem que morder a língua se você não tem nada agradável para dizer. Mas estes estudos constituem uma prova do poder da bondade com… bem, com o próximo em geral.


8. As pessoas gostam mais


Quando você é gentil com as pessoas lhes cai melhor, entrando de alguma forma em sua vida e recebendo os favores que você fez. Talvez, simplesmente, dizer mais vezes “obrigado” pode representar uma mudança.

Grupo de amigos antes de comer ao ar livre

As conexões sociais são um fator vital na hora de manter a nossa mente e o nosso corpo em forma. Os que têm sentimento de pertencimento em um grupo vivem mais, pensam com mais clareza, e face a um menor risco de doenças cardiovasculares do que os solitários. Também são mais otimistas, menos sintomas depressivos e não sofrem de ansiedade. Considera a bondade com os outros como um grande passo para melhorar o seu próximo check-up anual.


E, embora, em pessoa, sempre será muito melhor do que digitalmente, mesmo Facebook pode provocar esse cálido sentimento de pertença. Congratula-se com as pessoas no seu mural em vez de passar as notificações de aniversário. Já verás o bem de sentir.


9. Você é mais produtivo quando é considerado


Os empregados que trabalham em empresas com políticas menos agressivas em matéria de recursos humanos, que não vivem com medo do seu superior, que não sofrem de um mal ambiente com seus companheiros (…) demonstraram trabalhar com mais eficiência, estar fisicamente mais saudáveis e sentir-se mais motivados para fazer um bom trabalho.


Como fazer com que isso funcione para você: se o bolsista não rende como deveria, tenta tirar algo de pressão, mostre interesse no que faz fora do escritório, etc, você vai ver como melhora!

Netdoctor.é Atualizado: 14-03-2016 Revisado por: NetDoctor – Redação , ,