Durante o Natal, a palavra “mais”, parece ser o karma. Quer gastar mais dinheiro em presentes ou comer mais (e mais freqüentemente), as festas conduzem infalivelmente a excessos, que, por sua vez, levam a um aumento no tamanho da cintura; e desperdícios. Mas não tem que ser assim. Há algumas diretrizes simples que não impedem que se dê bem merecidas homenagens, mas que evitam que eles se tornem isso, excessos.


Salada de espinafre com morangos


Em seguida, algumas diretrizes para desfrutar de umas festas saudáveis e sustentáveis, boas tanto para a cintura e para o meio ambiente.


1. Comece com salada


Dê uma boa salada como prato principal. Aumentar a quantidade diária de legumes e mantê-lo à distância o apetite. Ao começar com legumes será menos propenso a comer mais, o que limitara as calorias consumidas e, além disso, reduz a quantidade de desperdício, o que é bom para a sua cintura e para o ambiente.

Casal jovem de compras

2. Caminhe mais


Já ouviu antes, claro, mas o conselho não pode ser mais vigente: estacione mais longe, e aproveite para andar um pouco. Por que não adotar esse hábito saudável durante as festas, e esquecer as corridas para encontrar estacionamento? E, se anda mais, em vez de pegar o carro, economizar um pouco de gasolina e contribuirá para limitar as emissões de gases nocivos para o meio ambiente.


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3. Vivam os refrigerantes caseiros!


Faça seus próprios bebidas para seus convidados em festas, em vez de comprá-los. Pode fazer as suas próprias bebidas existentes no mercado e naranjadas, ou refrescos de hortelã, maçã ou abacaxi natural. Evite os refrigerantes enlatados ou engarrafados em plástico que, além disso, costumam ser verdadeiras bombas-de-açúcar. Certeza de que seus próprios refrigerantes caseiros têm sucesso entre seus convidados.

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4. Olho para os buffets


São muito perigosos. Não permita que se lhe encham os olhos com toda a oferta que este tipo de refeições têm habitualmente. Não se sirva mais, e evitará tanto continuar comendo sem fome, como puxar mais comida no lixo. Por favor, pratos pequenos e não pense que você tem que experimentar tudo o que há na mesa. Escolha 3 ou 4 pratos favoritos e, se ainda com fome, faça uma pausa antes de voltar à carga.

Grande buffet de natal

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5. Prepare-se para o simples


Esqueça o “mais”, e planeje suas refeições de celebração simples. Cozinhe menos pratos e use ingredientes nutritivos, que ajudam a que os seus convidados se sintam satisfeitos –não saciados– depois de comer. O outro “bônus”? A simplicidade e o menor número de pratos cozinhados, representam um menor consumo de energia e menos tempo e esforço. E de água, na hora de lavar os pratos.


6. Redefina os sobremesas


Todos nós pensamos em doces, tortas e bolos, durante as festas. Em vez disso, tente evitar os assados e pense em pratos mais saudáveis que, além disso, exigem um menor gasto de energia. Um exemplo? Uma boa salada de frutas, que pode levar nozes e até chocolate, opcionalmente, um esguicho de algum licor. Após esse sobremesa, um pedaço de seu torrão favorito não vai doer!


Um peligrosísimo problema, que todos os motoristas têm experimentado alguma vez.

NetDoctor – Harvard T. H. Chan School of public Health . Atualizado: 19-12-2017 Revisado por: Dr. Salvador Pertusa Martínez, Médico de Família. Diretor Médico de NetDoctor Portugal,